Em círculos
Acho que temos vivido no século errado. Cada vez mais acho que vestiram o século XIX de XXI e estão tentando que a gente compre. Assim mesmo, na cara dura. Trocaram as palavras mas não mudaram os conceitos.
Pensando nos nossos governos latino americanos do século XIX: ditaduras de elite que prometem o progresso e com o pretexto de manter a ordem sufocam a liberdade de qualquer cidadão que não seja "liberal e positivista".
E hoje temos: democracias de elite (?) que prometem o desenvolvimento (?) e com o pretexto de manter a paz (?) sufocam liberdade de qualquer cidadão que não seja "neo-liberal e otimista"(?).
Se a democracia é de elite ela é democracia? Se o desenvolvimento é só econômico e não emancipatório, ele não é só progresso? Se a paz não é verdadeira ela não é só ordem? Estamos em paz? Ou em ordem? Neo-liberal e otimista não é contraditório em si mesmo?
Pensando bem, o tempo anda em círculos e essa idéia de progresso linear positivista é coisa do passado.
Um comentário:
Sou seu leitor diário, bonita. Evito deixar comentários pra não parecer obsessão, rs... Acompanho de perto seu talento e suas perspectivas agudas do que está em volta. Além de tudo, admiração!
Postar um comentário